
A (não) identidade étnico-racial de professoras da Educação Infantil de Salvador, Bahia: uma questão de Censo?
Carla Santos Pinheiro
Status
ISBN
DOI
Pages
Year
Publicado, aguardando liberação.
978-65-6063-085-7
10.47247/CSP/6063.085.7
120
2025
PINHEIRO, C. S. A (não) identidade étnico-racial de professoras da Educação Infantil de Salvador, Bahia: uma questão de Censo? Santo André: V&V Editora, 2025.
About the book:
Sinopse:
Em um estudo pioneiro, este livro investiga como e por que mais da metade das professoras de Educação Infantil da rede municipal de Salvador/Bahia opta por não declarar sua cor ou raça em dados oficiais, situando esse silêncio como sintoma de um racismo estrutural alimentado pelo mito da democracia racial e pelas oscilações históricas do sistema censitário brasileiro. A autora combina análise de censos, teorias eugênicas e reflexões freirianas para mostrar como se formou, desde o Império até hoje, um arcabouço de categorias raciais que, em vez de reconhecer a diversidade, tensiona e invisibiliza identidades. Ao problematizar a autodeclaração e a “cultura do silêncio” na docência infantil, o livro expõe consequências práticas na formação de professores e na educação para relações étnico-raciais e convoca gestores, formadores e docentes a romperem com o silêncio, reencontrarem vozes e redesenharem políticas que garantam reconhecimento e inclusão em sala de aula.
Authorship and organization:
Carla Santos Pinheiro
Mulher negra. Mãe de Cleiton Pinheiro e companheira de Cleiton Silva. Doutoranda em Educação pelo PGEDU/FACED/UFBA. Profa. da rede pública municipal de Educação de Lauro de Freitas/Ba – lotada no CMEI Marisa Letícia Lula da Silva. Me. em História/PPGEAFIN/UNEB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil (ERÊ) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Crianças e Infâncias (GEPEICI) – ambos da FACED/UFBA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política Educacional, Cultura Escolar e Ensino de História (GEPEN/PONDERA), da UVA/CE. Membro do/a: Gr. de Est. Relacionado à Educação Infantil (GEREI); Fórum Mun. de Educação de Lauro de Freitas-Ba; Fórum Mun. de EI de Lauro de Freitas-Ba (FMEI-LF); Posse de Conscientização e Expressão (PCE) e; Comitê BA da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE). Destaque no Prêmio Professores do Brasil (2018). Ganhadora do XXI PAEC (2020), do Concurso Professores que Transformam (2022) e finalista do Prêmio Meu Pátio é o Mundo 2022/ OMEP/ARCOR – como representante da Creche Maria Ferreira. Contemplada pelo Prêmio Quem – Qualidade no Ensino Municipal (2021) e pelo Programa Caminhos Amefricanos Sul-Sul, edição Colômbia (2024). Menção honrosa no 26º PAEC (2025).


