top of page
square-book-mockup-with-a-customizable-background-1546-el.png

O Lado Oculto da Escola:
um estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras

Cristiana Pizarro Madureira

Status 
ISBN
DOI 
Páginas
Ano

Publicado

978-65-6063-004-8

10.47247/CPM/6063.004.8

248

2023

MADUREIRA, C. P. O Lado Oculto da Escola: Um estudo qualitativo sobre histórias de vida de professoras. Santo André: V&V Editora, 2023.

Sobre o livro:

O Lado Oculto da Escola: Um Estudo Qualitativo sobre Histórias de Vida de Professoras" mergulha nas narrativas íntimas e muitas vezes silenciosas das educadoras, revelando os desafios, triunfos e complexidades que permeiam suas jornadas profissionais. Neste mergulho profundo, a autora conduz uma investigação qualitativa, dando voz às experiências singulares de professoras que habitam o universo educacional. Entre os bastidores da sala de aula, este livro oferece uma perspectiva única sobre as escolhas, sacrifícios e paixões que moldam a vida dessas mulheres, destacando a riqueza emocional e a resiliência que caracterizam o papel crucial que desempenham na formação das gerações futuras. Uma exploração sensível e envolvente que ilumina o lado muitas vezes negligenciado, mas profundamente significativo, da profissão docente.

Autoria e organização:

Cristiana Pizarro Madureira


Licenciada em Educação (Universidade do Minho), mestre em Educação: Sociologia da Educação e Políticas Educativas (Universidade do Minho) e é doutorada em Ciências da Educação (Universidade de Vigo, registo na Universidade do Minho). Desde 2000 é docente no ensino superior, sendo, atualmente, professora de carreira na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Integra como investigadora, o Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Universidade do Porto e como colaboradora o Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. É revisora ad hoc de artigos em revistas científicas na sua área de formação e investigação, participa em comissões organizadoras e científicas de congressos nacionais e internacionais, nomeadamente na rede Movimentos Docentes.

Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
bottom of page