top of page
square-book-mockup-with-a-customizable-background-1546-el.png

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO REMOTO: Experiências, vivências e práticas

Rita de Cássia Borges e Marilena Rosalen

Status 
ISBN
DOI 
Páginas
Ano

Publicado

978-65-88471-13-5

doi.org/10.47247/VV/RCB/88471.13.5

188

2021

REFERÊNCIA
BORGES, R. C.; ROSALEN, M. Educação a Distância e
Ensino Remoto: Experiências, vivências e práticas. Coleção EaD
e Ensino Remoto. Diadema: V&V Editora, 2021.
https://doi.org/10.47247/VV/RCB/88471.13.5

Sobre o livro:

Sumário

Prefácio. Acessibilidade aplicada a recursos audiovisuais no ensino remoto: Libras e audiodescrição.: Cícera A. Lima Malheiro, Leandro Key Higuchi Yanaze e Edna de Mello Silva. Masterchef latino-américa: relato de prática sob a perspectiva das metodologias ativas para o ensino de História.: Fernanda Filgueiras. Thinking out of the box: relato de prática de criação de lapbooks autorais no ensino de inglês.: Fernando Jorge Moreira. Ciência na Cozinha: aprendendo ciências a partir de práticas culinárias.: Joana Mello Ribeiro Ruocco. As tecnologias digitais como recurso pedagógico na Educação Básica.: José Francisco Rocha Simão e Damião Rocha. Atendimentos individuais: fortalecimento de vínculos e avanços pedagógicos.: Lorena Mello e Juliana Silveira Ribeiro. Instagram como ferramenta de mediação da aprendizagem: uma nova forma de se aproximar do aluno utilizando a tecnologia.: Jorge Luiz Azevedo, Anderson Alves de Oliveira, Juliane Stecker Nascimento e Lucas Pinto Gomes. Metodologia ativa no Ensino Superior: elaboração de vídeos como metodologia de ensino-aprendizagem em operações unitárias.: Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles e Wendell Ferreira de La Salles. Estratégias na implementação do “estudo remoto emergencial mediado por tecnologia” em um Centro Universitário do Norte do Paraná.: Leandro Henrique Magalhães, Lupércio Fuganti Luppi, Paula Renata Ferreira, Sérgio Akio Tanaka e Simone Sawasaki Tanaka

O ensino remoto de Língua Inglesa na Escola Pública: sobre afeto e cidadania nas práticas pedagógicas em tempos de pandemia.: Maria Ellem Souza Maciel e Karoline Costa Nascimento. Mediação remota on-line da disciplina “Introdução à Ciência” na Licenciatura em Física: para além do ensino informativo da Ciência.: Marcos Pires Leodoro. Leitura e Escrita no Ensino Remoto: reflexões das atividades com alunos do ensino fundamental.: Maria Moema Magalhães da Rocha e Manoel Santos da Silva. Sobre as organizadoras. Sobre as autoras e os autores. Ficha técnica. Índice remissivo.

Autoria e organização:

Rita de Cássia Borges

É professora do Centro Universitário São José, onde atua como Coordenadora Pedagógica da Escola de Inovação, Tecnologia e Educação a Distância, Coordenadora Acadêmica do Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica da instituição junto à CAPES. Professora de Cursos de Pós-Graduação da FGV Online. É também Editor Científico Adjunto da Ciência Atual - Revista Científica Multidisciplinar da UniSãoJosé. Consultora e Avaliadora Institucional e de Cursos do INEP/MEC, também integrante da Comissão de Jornada Pedagógica em Educação da Secretaria de Educação Superior-SESu/MEC e Supervisora da Seres/MEC. É pesquisadora na PUC/SP, é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Tem especialização em Planejamento Educacional - FEFIS; Gestão da EaD - UFJF; e Planejamento, Implementação e Gestão da EaD – UFF. Mestra em Sociologia pela UFRJ, Doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ e Pós-Doutorado pela PUC-SP (em andamento).

Design sem nome.png
Design sem nome.png

Marilena Rosalen

Professora e pedagoga, tem doutorado e pós-doutorado em Educação e é professora adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professora do Programa de Mestrado Ensino de Ciências e Matemática e coordenadora de projetos de pesquisa e de extensão em formação e prática de professores. É coordenadora do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), UNIFESP- campus Diadema. Foi presidente da Câmara de Graduação, coordenadora da secretaria acadêmica do campus Diadema e vice-presidente do Centro de Formação de Educadores da Educação Básica - CEFE, campus Diadema. Foi professora da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP por 22 anos e Assessora da Pró- eitoria de Graduação e Educação Continuada da UNIMEP. É formada em Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e em Pedagogia pela UNIMEP. Mestre em Filosofia da Educação. É avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação - INEP/MEC. Fundadora da Comunidade Movimentos Docentes e do grupo de pesquisa de mesmo nome, tem ampla experiência em projetos e pesquisas sobre formação e práticas docentes.

Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
Design sem nome.png
bottom of page